Open and close menu

Alerta: frio aumenta as complicações cardiovasculares

28.05.2014 |

Devemos estar alerta! Com a chegada do inverno aumentam as preocupações com as doenças respiratórias como gripes, resfriados e rinites alérgicas. Surpreendentemente, esse clima também agrava o risco de doenças cardiovasculares.

A incidência de infarto do miocárdio nesta época do ano chega a ser de 10% a 30% maior, segundo o coordenador do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Roberto Cury.

Além disso, alerta o especialista, há estudos que concluíram que os infartos têm maior mortalidade no inverno.

A relação entre frio e essas enfermidades tem na hipertensão arterial uma das principais causas. Quando se sente frio o organismo libera substâncias que contraem as artérias com o objetivo de reter mais calor e ajudar o resto do corpo a enfrentar as baixas temperaturas. Assim sendo, a circulação fica mais difícil e aumenta o esforço que o coração precisa fazer para bombear o sangue.

Alguns fatores externos também colaboram com o aumento da incidência de infarto no inverno. Um deles é diminuição na atividade física durante este período do ano, além do maior consumo de gorduras saturadas e comidas calóricas, descompensando os níveis de colesterol.

A orientação é manter a atividade física regularmente e uma dieta saudável, evitando alimentos gordurosos.

As pessoas mais propensas de apresentar problemas cardiovasculares são as que já sofrem de doenças cardíacas, obesidade, hipertensão arterial, diabetes. Além disso, os idosos, visto que nessa faixa etária pode haver mais complicações devido a susceptibilidade ao aumento da pressão arterial e transtornos de coagulação sanguínea. Ademais, a propensão às infecções típicas do frio, podem ser desencadeantes de eventos cardiovasculares.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Categorias

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale conosco