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Inverno: Dicas para prevenir gripe e outras doenças

02.07.2014 |

Com o  início do inverno, estação mais fria e seca do ano favorece o aparecimento de doenças típicas. Nessa época, é comum encontrar pessoas com gripe, faringite, resfriados e pneumonias.  Todavia, algumas medidas simples de prevenção, entre elas, não fumar ou se expor à fumaça e poeira, ficar em locais arejados, lavar sempre as mãos, cobrir boca e nariz com as mãos ao espirrar ou tossir, respirar sempre pelo nariz e trocar a roupa de cama com frequência colaboram para a redução dessas enfermidades.

No inverno, devido a maior permanência das pessoas em ambientes fechados, sem ventilação, onde há concentração de bactérias, a proliferação dessas doenças é reforçada.

Pessoas com problemas respiratórios, como bronquite, asma ou sinusite devem ficar longe de bichos de pelúcia, tapetes e outros objetos acumuladores de pó.  A fim de garantir a saúde do sistema imunológico,   intensificar a hidratação e fazer refeições balanceadas, com sopas e caldos ricos em verduras e legumes e frutas, principalmente as que contêm vitamina C,  ajudam a prevenir gripes e resfriados.

Confira sete dicas do médico infectologista Jaime Rocha para evitar as doenças do inverno:

  1.    Mantenha-se hidratado. O inverno pode ser muito seco e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. Coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa para umidificar o ambiente. Essa medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite, alergias etc.
  2.    Alimente-se de maneira saudável. No frio, as pessoas tendem a consumir alimentos mais calóricos. Não se esqueça de que as frutas e os vegetais oferecem vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune.
  3.    Vacine-se contra a gripe. No inverno, as pessoas costumam ficar mais juntas em ambientes fechados e isso facilita a transmissão de vírus, como os da gripe
  4.    Evite permanecer em ambientes fechados, que favorecem a transmissão de vírus e bactérias.
  5.    Consuma chás e bebidas quentes para aquecer a garganta e use cachecóis.
  6.    Exercite-se regularmente. Atividades aeróbicas, como nadar, correr ou simplesmente andar, ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório e aumentam a capacidade respiratória. Evite exercícios físicos ao ar livre em dias muito frios e secos.
  7.    Use soro fisiológico para umidificar as narinas. Essa medida ajuda a prevenir otite, sinusite e outras doenças das vias aéreas.

Fonte: Unimed

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