
Ebola: entenda o vírus
Considerada a maior epidemia da história da África Ocidental, o ebola registra altos índices de infectados em alguns países. De acordo com dados divulgados no mês de agosto pela OMS, são mais de 1.000 mortos pela infecção.
Países como Serra Leoa e Nigéria fazem pare dos países afetados pelo vírus.
O que é o ebola?
O ebola é um vírus transmitido pelo contato direto com sangue e fluídos corporais de pessoas contaminadas e de tecidos de animais infectados. Os sintomas são debilidade corporal, febre muito alta, diarreia e hemorragia interna e externa. Durante a fase de incubação, o vírus não é transmissível. Porém, ainda não existe cura para essa enfermidade, apenas remédios e vacinas experimentais sendo testadas no Canadá e nos Estados Unidos e o tratamento consiste em amenizar os sintomas.
O vírus pode chegar ao Brasil?
Somente se uma pessoa infectada entrar no nosso país, porém, o vírus não se pega andando na rua. Porque é transmitido mediante contato corporal com indivíduos que o contraíram e que desenvolveram a doença, após período de incubação. Tem que haver contato com o sangue, urina ou fezes da pessoa infectada e quando esta já apresenta os sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde no Brasil, as chances do vírus atingir a população são nulas, visto que o ebola é característico de animais silvestres da África.
Dados: Organização Mundial da Saúde