Open and close menu

Bradesco Seguros: Inauguração da 18ª Árvore de Natal

22.11.2013 |

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros chega à 18ª edição com o tema “Uma celebração à vida”. Segundo o Guinness Book of Records, essa é maior árvore de Natal flutuante do mundo.  O concerto de inauguração da Árvore, será um musical inspirado em clássicos natalinos como “Um Conto de Natal” e “O Expresso Polar”. O cantor e ator Daniel Boaventura dará vida e emoção ao personagem Nestor Zampano.

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros é um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvore conta com o patrocínio da Bradesco Seguros e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

A cenografia

Pela primeira vez, o concerto de inauguração será totalmente integrado à cenografia da Árvore. Dessa forma, destacando os cinco elementos do tema “Uma Celebração à Vida”: Águas, Ar, Florestas, Humanidade e Natal.

No primeiro momento, enaltecendo as Águas, o tom azul tomará conta da Árvore e figuras de golfinhos, cavalos-marinhos, peixes e estrelas-do-mar surgirão. Depois, uma iluminação dégradé de cores quentes, remetendo ao pôr do sol, servirá de pano de fundo para os habitantes do Ar. E, com tonalidade esverdeada, a Árvore dará sequência às Florestas. Nesse momento, virão borboletas, araras e micos. Em seguida, aparecerão figuras isoladas de pessoas, que aos poucos vão se unindo e formando a Humanidade. Por fim, com o espírito de “Uma celebração à vida”, a Humanidade rodeará a Árvore, em celebração ao Natal.

“Todos os elementos apresentados por meio da cenografia exaltam a vida, no ambiente que está ao nosso redor. Tudo que o planeta nos oferta revigora a vida“, explica Abel Gomes, cenógrafo desde a primeira edição, em 1996.

Toda a história do musical e seus elementos culminam no acendimento da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros.

A já tradicional queima de fogos, sincronizada com os efeitos especiais de som e luzes, encerra a inauguração da maior árvore de Natal flutuante do mundo.

A estrutura

Cada edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros envolve várias etapas – entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem. Cada uma exige diferentes equipes, além das que normalmente trabalham em paralelo. Ao todo, 1.200 pessoas – entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas – estão envolvidas no projeto.

A megaestrutura da edição 2013 da árvore começou a ser montada em 8 de setembro, com a chegada de 11 flutuadores de metal naval à SAOA, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para essa etapa, foi necessária uma mega operação com apoio de uma equipe de operadores de trânsito para acompanhar todo o percurso, de Parada de Lucas até a SAOA.

Com 85 metros de altura, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesa 542 toneladas. A estrutura será montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 novos flutuadores interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m.

Para iluminar a maior árvore de Natal flutuante do mundo, foram instaladas 3,1 milhões de microlâmpadas. Além disso, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led, além de sete geradores embarcados.

O carrilhão eletrônico

Um carrilhão eletrônico semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, reproduzirá fielmente os sons das badaladas de sinos originais.

Esse sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Na programação está prevista a execução de composições natalinas e da música-tema da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

As ações digitais

O concerto de inauguração da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros será transmitido, em tempo real, pelo site arvorenatalbradescoseguros.com.br – disponível em português, inglês e espanhol.

As redes sociais da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros proporcionarão interatividade aos usuários de forma lúdica e acessível. Dispositivos móveis, aplicativos, cartões virtuais, vídeos, animações, linha do tempo e ações nas redes sociais são algumas das novidades da edição 2013 da maior árvore de Natal flutuante do mundo.

A árvore em números

Tema: “Uma celebração à vida”

Altura: 85 metros, equivalente à de um edifício de 28 andares

Peso: 542 toneladas

Base: 810m2, composta por 11 flutuadores,  interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.

Microlâmpadas: 3,1 milhões

Estrutura tubular: 24 km

Efeitos: 120 mil metros de mangueiras luminosas, 2.150 estrobos produzirão efeitos de estrela e 100 refletores de led RGBW

Geradores: Sete geradores embarcados, sendo cinco de 550 kVA para a iluminação básica da Árvore – um de 100 kVA para serviço e um de 30 kVA para sinalização noturna.

Pessoas envolvidas: Em todas as etapas estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos, artistas etc.

Naves do Conhecimento

Projeção digital do espetáculo de inauguração, em tempo real.

Nova Brasília – Complexo do Alemão – Praça do Terço s/nº, ao lado do Cine Carioca.

Irajá – Praça Nossa Senhora da Apresentação.

Madureira – Parque de Madureira, s/nº – na altura da Rua Manoel Marques.

Padre Miguel – Av. Marechal Marciano, s/nº esquina com a Rua do Açafrão.

Penha – Rua Santa Engrácia, 440 – Vila Olímpica GREIP da Penha.

Santa Cruz – Rua Barão de Loreto, s/nº, esquina com Av. Isabel (Largo do Bodegão)

Vila Aliança – Rua Antenor Corrêa nº 1 (acesso pela Estrada do Taquaral).

Fonte: Revista Apólice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

]

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco