
Bradesco Seguros: Inauguração da 18ª Árvore de Natal
A Árvore de Natal da Bradesco Seguros chega à 18ª edição com o tema “Uma celebração à vida”. Segundo o Guinness Book of Records, essa é maior árvore de Natal flutuante do mundo. O concerto de inauguração da Árvore, será um musical inspirado em clássicos natalinos como “Um Conto de Natal” e “O Expresso Polar”. O cantor e ator Daniel Boaventura dará vida e emoção ao personagem Nestor Zampano.
A Árvore de Natal da Bradesco Seguros é um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvore conta com o patrocínio da Bradesco Seguros e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
A cenografia
Pela primeira vez, o concerto de inauguração será totalmente integrado à cenografia da Árvore. Dessa forma, destacando os cinco elementos do tema “Uma Celebração à Vida”: Águas, Ar, Florestas, Humanidade e Natal.
No primeiro momento, enaltecendo as Águas, o tom azul tomará conta da Árvore e figuras de golfinhos, cavalos-marinhos, peixes e estrelas-do-mar surgirão. Depois, uma iluminação dégradé de cores quentes, remetendo ao pôr do sol, servirá de pano de fundo para os habitantes do Ar. E, com tonalidade esverdeada, a Árvore dará sequência às Florestas. Nesse momento, virão borboletas, araras e micos. Em seguida, aparecerão figuras isoladas de pessoas, que aos poucos vão se unindo e formando a Humanidade. Por fim, com o espírito de “Uma celebração à vida”, a Humanidade rodeará a Árvore, em celebração ao Natal.
“Todos os elementos apresentados por meio da cenografia exaltam a vida, no ambiente que está ao nosso redor. Tudo que o planeta nos oferta revigora a vida“, explica Abel Gomes, cenógrafo desde a primeira edição, em 1996.
Toda a história do musical e seus elementos culminam no acendimento da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros.
A já tradicional queima de fogos, sincronizada com os efeitos especiais de som e luzes, encerra a inauguração da maior árvore de Natal flutuante do mundo.
A estrutura
Cada edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros envolve várias etapas – entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem. Cada uma exige diferentes equipes, além das que normalmente trabalham em paralelo. Ao todo, 1.200 pessoas – entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas – estão envolvidas no projeto.
A megaestrutura da edição 2013 da árvore começou a ser montada em 8 de setembro, com a chegada de 11 flutuadores de metal naval à SAOA, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para essa etapa, foi necessária uma mega operação com apoio de uma equipe de operadores de trânsito para acompanhar todo o percurso, de Parada de Lucas até a SAOA.
Com 85 metros de altura, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesa 542 toneladas. A estrutura será montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 novos flutuadores interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m.
Para iluminar a maior árvore de Natal flutuante do mundo, foram instaladas 3,1 milhões de microlâmpadas. Além disso, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led, além de sete geradores embarcados.
O carrilhão eletrônico
Um carrilhão eletrônico semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, reproduzirá fielmente os sons das badaladas de sinos originais.
Esse sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Na programação está prevista a execução de composições natalinas e da música-tema da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.
As ações digitais
O concerto de inauguração da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros será transmitido, em tempo real, pelo site arvorenatalbradescoseguros.com.br – disponível em português, inglês e espanhol.
As redes sociais da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros proporcionarão interatividade aos usuários de forma lúdica e acessível. Dispositivos móveis, aplicativos, cartões virtuais, vídeos, animações, linha do tempo e ações nas redes sociais são algumas das novidades da edição 2013 da maior árvore de Natal flutuante do mundo.
A árvore em números
Tema: “Uma celebração à vida”
Altura: 85 metros, equivalente à de um edifício de 28 andares
Peso: 542 toneladas
Base: 810m2, composta por 11 flutuadores, interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.
Microlâmpadas: 3,1 milhões
Estrutura tubular: 24 km
Efeitos: 120 mil metros de mangueiras luminosas, 2.150 estrobos produzirão efeitos de estrela e 100 refletores de led RGBW
Geradores: Sete geradores embarcados, sendo cinco de 550 kVA para a iluminação básica da Árvore – um de 100 kVA para serviço e um de 30 kVA para sinalização noturna.
Pessoas envolvidas: Em todas as etapas estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos, artistas etc.
Naves do Conhecimento
Projeção digital do espetáculo de inauguração, em tempo real.
Nova Brasília – Complexo do Alemão – Praça do Terço s/nº, ao lado do Cine Carioca.
Irajá – Praça Nossa Senhora da Apresentação.
Madureira – Parque de Madureira, s/nº – na altura da Rua Manoel Marques.
Padre Miguel – Av. Marechal Marciano, s/nº esquina com a Rua do Açafrão.
Penha – Rua Santa Engrácia, 440 – Vila Olímpica GREIP da Penha.
Santa Cruz – Rua Barão de Loreto, s/nº, esquina com Av. Isabel (Largo do Bodegão)
Vila Aliança – Rua Antenor Corrêa nº 1 (acesso pela Estrada do Taquaral).
Fonte: Revista Apólice