Open and close menu

Bradesco Seguros: Inauguração da 18ª Árvore de Natal

22.11.2013 |

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros chega à 18ª edição com o tema “Uma celebração à vida”. Segundo o Guinness Book of Records, essa é maior árvore de Natal flutuante do mundo.  O concerto de inauguração da Árvore, será um musical inspirado em clássicos natalinos como “Um Conto de Natal” e “O Expresso Polar”. O cantor e ator Daniel Boaventura dará vida e emoção ao personagem Nestor Zampano.

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros é um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvore conta com o patrocínio da Bradesco Seguros e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

A cenografia

Pela primeira vez, o concerto de inauguração será totalmente integrado à cenografia da Árvore. Dessa forma, destacando os cinco elementos do tema “Uma Celebração à Vida”: Águas, Ar, Florestas, Humanidade e Natal.

No primeiro momento, enaltecendo as Águas, o tom azul tomará conta da Árvore e figuras de golfinhos, cavalos-marinhos, peixes e estrelas-do-mar surgirão. Depois, uma iluminação dégradé de cores quentes, remetendo ao pôr do sol, servirá de pano de fundo para os habitantes do Ar. E, com tonalidade esverdeada, a Árvore dará sequência às Florestas. Nesse momento, virão borboletas, araras e micos. Em seguida, aparecerão figuras isoladas de pessoas, que aos poucos vão se unindo e formando a Humanidade. Por fim, com o espírito de “Uma celebração à vida”, a Humanidade rodeará a Árvore, em celebração ao Natal.

“Todos os elementos apresentados por meio da cenografia exaltam a vida, no ambiente que está ao nosso redor. Tudo que o planeta nos oferta revigora a vida“, explica Abel Gomes, cenógrafo desde a primeira edição, em 1996.

Toda a história do musical e seus elementos culminam no acendimento da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros.

A já tradicional queima de fogos, sincronizada com os efeitos especiais de som e luzes, encerra a inauguração da maior árvore de Natal flutuante do mundo.

A estrutura

Cada edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros envolve várias etapas – entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem. Cada uma exige diferentes equipes, além das que normalmente trabalham em paralelo. Ao todo, 1.200 pessoas – entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas – estão envolvidas no projeto.

A megaestrutura da edição 2013 da árvore começou a ser montada em 8 de setembro, com a chegada de 11 flutuadores de metal naval à SAOA, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para essa etapa, foi necessária uma mega operação com apoio de uma equipe de operadores de trânsito para acompanhar todo o percurso, de Parada de Lucas até a SAOA.

Com 85 metros de altura, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesa 542 toneladas. A estrutura será montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 novos flutuadores interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m.

Para iluminar a maior árvore de Natal flutuante do mundo, foram instaladas 3,1 milhões de microlâmpadas. Além disso, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led, além de sete geradores embarcados.

O carrilhão eletrônico

Um carrilhão eletrônico semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, reproduzirá fielmente os sons das badaladas de sinos originais.

Esse sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Na programação está prevista a execução de composições natalinas e da música-tema da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

As ações digitais

O concerto de inauguração da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros será transmitido, em tempo real, pelo site arvorenatalbradescoseguros.com.br – disponível em português, inglês e espanhol.

As redes sociais da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros proporcionarão interatividade aos usuários de forma lúdica e acessível. Dispositivos móveis, aplicativos, cartões virtuais, vídeos, animações, linha do tempo e ações nas redes sociais são algumas das novidades da edição 2013 da maior árvore de Natal flutuante do mundo.

A árvore em números

Tema: “Uma celebração à vida”

Altura: 85 metros, equivalente à de um edifício de 28 andares

Peso: 542 toneladas

Base: 810m2, composta por 11 flutuadores,  interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.

Microlâmpadas: 3,1 milhões

Estrutura tubular: 24 km

Efeitos: 120 mil metros de mangueiras luminosas, 2.150 estrobos produzirão efeitos de estrela e 100 refletores de led RGBW

Geradores: Sete geradores embarcados, sendo cinco de 550 kVA para a iluminação básica da Árvore – um de 100 kVA para serviço e um de 30 kVA para sinalização noturna.

Pessoas envolvidas: Em todas as etapas estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos, artistas etc.

Naves do Conhecimento

Projeção digital do espetáculo de inauguração, em tempo real.

Nova Brasília – Complexo do Alemão – Praça do Terço s/nº, ao lado do Cine Carioca.

Irajá – Praça Nossa Senhora da Apresentação.

Madureira – Parque de Madureira, s/nº – na altura da Rua Manoel Marques.

Padre Miguel – Av. Marechal Marciano, s/nº esquina com a Rua do Açafrão.

Penha – Rua Santa Engrácia, 440 – Vila Olímpica GREIP da Penha.

Santa Cruz – Rua Barão de Loreto, s/nº, esquina com Av. Isabel (Largo do Bodegão)

Vila Aliança – Rua Antenor Corrêa nº 1 (acesso pela Estrada do Taquaral).

Fonte: Revista Apólice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

]

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Categorias

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale conosco