
Indenizações do Seguro DPVAT aumentam 25% de janeiro a setembro
A quantidade de indenizações pagas pelo DPVAT em 2013, a vítimas de acidentes de trânsito aumentou em 28% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo informou a segurado Líder, administradora do serviço no Brasil. No acumulado, foram pagas 445.833 indenizações e os casos de invalidez permanente foram os mais solicitados, registrando alta de 36%, comparando ao mesmo período de 2012.
De acordo com a seguradora, um fator positivo foi a queda em 9% das indenizações por morte,
que alcançaram 41.761 benefícios no período. Além disso, as vítimas mais frequentes seguem com idade entre 18 e 34 anos, totalizando 50,8%, sendo predominantemente homens. O sexo masculino somou 76% de todas as indenizações pagas até setembro de 2013. Motos representam 72% das indenizações.
Entre os veículos, a motocicleta aparece como a principal envolvida em acidentes, com 72% dos casos. Segundo a seguradora, o período com mais ocorrências é o anoitecer, com 24% das indenizações. No entanto, apesar das motos apresentarem predominância nos pagamentos, os carros recebem destaque por indenizações por morte. Em quase todo o Sudeste, os carros são os mais envolvidos em acidentes fatais.
No Norte e Nordeste, por exemplo, com grande frota de motos, estas são as responsáveis principais pelas indenizações por morte.
O que é DPVAT?
O seguro DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistência médica e suplementares por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.
O recolhimento é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo. Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de três anos após o acidente de trânsito para dar entrada no seguro.
Fonte: Auto Esporte