Open and close menu

Como deixar o carro mais econômico

27.07.2022 |

Com a gasolina ficando cada vez mais cara, cada vez mais pessoas vêm se perguntando como deixar o carro mais econômico.

Mas será mesmo que isso é algo possível?

Há mesmo formas de fazer com que o veículo se torne menos gastão?

É claro que a forma com que o carro foi construído influencia bastante no quão econômico ele vai ser. No entanto, a verdade é que existem sim alguns truques para economizar combustível. E é sobre isso que iremos falar hoje.

Como fazer o carro gastar menos combustível?

Ainda que a forma com que o carro foi construído esteja diretamente ligado com o quão econômico ele será, a verdade é que há sim algumas formas de gastar menos combustível.

Quer aprender essas dicas? Então é só continuar nos próximos parágrafos.

Dose o pé no acelerador

A primeira coisa que você deve aprender sobre como deixar o carro mais econômico é justamente cuidar do acelerador.

Ainda que muita gente não saiba, a verdade é que controlar o nível de pressão do pé sobre o pedal é sim essencial para gastar menos.

E isso se faz ainda mais verdade no caso das arrancadas e retomadas a velocidades baixas, em especial no trânsito, por exemplo.

Então, quando for arrancar o sinal vermelho, pare um pouco e pense: será mesmo que é necessário afundar o pé?

Lembre-se que, em uma rodovia ou avenida extensa, o que mais conta é a fluidez e velocidade constante. Ou seja, arrancar rápido só vai criar a sensação de que você está indo mais rápido, mas é o oposto.

Mesmo porque, ao fazer isso, você não vai estar contribuindo para a fluidez do trânsito. Quanto mais o motorista acelera e freia o tempo todo, isso só vai gastar ainda mais combustível.

Antecipe frenagens e desacelerações

Outra forma de economizar combustível é ter um pouco mais de cuidado tanto ao frear quanto ao desacelerar. Mas como assim?

Uma coisa que você deve ter em mente sobre como deixar o carro mais econômico é que, quanto mais se usa o freio, maior é a quantidade de combustível gasta.

E isso acontece porque, quanto mais se usa o freio, na grande maioria das vezes é porque está acelerando mais do que devia e usando o freio muito em cima de obstáculos, farol, conversões etc.

Além de ser um péssimo hábito, isso também tende a tornar mais suscetível acidentes e ter que acionar a sua seguradora.

Então, para evitar esse problema, que tal tirar o seu pé alguns metros antes do acelerador?

Ande na marcha certa

No caso de o seu carro for manual, atente-se a marcha que está engatada. Agora, os carros mais novos costumam ter o indicador de troca bem no computador de bordo.

O recomendado é que ele esteja rodando com o motor entre 1.500 a 2.000 rpm na cidade. É verdade que nem sempre você pode conseguir isso, em especial nas subidas.

Mas, sempre que conseguir, mantenha esse padrão. Fora isso, ao descer a ladeira, o ideal é manter o carro engrenado, nunca com as rodas livres.

A famosa “banguela” não gera economia de combustível. Isso apenas acontecia com os automóveis carburados, os carros com injeção eletrônica não seguem essa lógica.

Cuidados ao encher o tanque

Quer outra dica de como deixar o carro mais econômico? Então tenha cuidado quando for encher o seu tanque.

Se for usar o seu carro apenas em um perímetro urbano, não vai valer a pena encher o tanque, mas sim apenas até a metade ou três quartos da sua capacidade. Mas por quê?

Porque, quanto maior a quantidade de combustível, mais pesado o carro fica. Por consequência, ele precisa fazer mais força para sair da inércia e entrar em movimento. Resultado? Gasta mais combustível.

É claro que essa dica também é relativa, uma vez que com os preços variando praticamente toda a semana, às vezes vale sim mais a pena encher o seu tanque, no caso de achar algum posto com valores mais acessíveis.

No entanto, outro cálculo relevante e que você deve fazer é que, no caso de seu veículo for flex, deve-se saber se vale mais a pena colocar gasolina ou etanol.

Como fazer isso? Primeiro, divida o preço do combustível vegetal na bomba pelo derivado do petróleo. No caso de o resultado for menor que 0,7 o álcool vale mais a pena. Do contrário, fique com a gasolina.

Obviamente que aplicar algumas dicas para gastar menos álcool também é válido e vai gerar ainda mais economia.

Outro cuidado que você deve ter nesse momento é não permitir com que o frentista encha até a borda, mas que respeite o limite da trava.

Isso é importante porque o combustível em excesso pode inundar o cânister, o que tira a capacidade de filtrar os vapores.

Ademais, também é capaz de fazer com que o carvão do cânister solte e vá para dentro do compartimento.

Nunca deixe o tanque na reserva

Encher ou não o tanque pode ou não valer a pena, já que é preciso avaliar algumas questões. No entanto, a verdade é que nunca será saudável deixar o seu veículo sempre na reserva. Essa ação constante com certeza vai gerar problemas.

Se você quer gastar menos gasolina, aplique essa dica. Dizemos isso porque o baixo nível de combustível vai fazer com que haja maior taxa de vaporização.

Ou seja, há maior desperdício, o que gera mais gastos. Então, essa é uma forma de como deixar o carro mais econômico.

E como se isso não bastasse, as partículas de sujidades que ficam depositadas no fundo do local ficam mais propícias a serem sugadas pelo filtro.

Por consequência, deixa entupido, o que pode ocasionar na sobrecarga da bomba ou passar por ele, chegar nas galerias e no motor, o que também vai dar problema.

Por isso, a dica maioral é sempre evitar com que o seu tanque fique menos de um quarto da sua capacidade, já que não é saudável.

E você, já conhecia essas dicas de como deixar o carro mais econômico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

]

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco