
Outubro Rosa promove prevenção do câncer de mama em Campinas
Campinas aderiu nesta quarta-feira (1º) ao movimento mundial Outubro Rosa. A ação, que destaca a importância da prevenção do câncer de mama, tem esse nome devido a cor do laço que simboliza a luta contra a doença. Na cidade, a campanha lançada pela Prefeitura tem o apoio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), da Unicamp.
De acordo com a Prefeitura, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras. Em 2013, 98 morreram em decorrência da doença na cidade. O número só é menor que as mortes por doenças cardiovasculares.
Mário Gatti
O Hospital Municipal Mário Gatti também está engajado na campanha e durante o mês de outubro. Ele realizará uma série de palestras e debates sobre os vários aspectos da doença. Além de apresentar diversas formas de tratamento entre os dias 20 e 24 de outubro de 2014.
Entre os temas abordados estão “os protocolos de tratamento”, “assistência oncológica na Região Metropolitana de Campinas”, “tabagismo na mulher: fator de risco para o câncer de mama” e “câncer de mama: prevenção e tratamento”. Além das palestras e debates, serão realizadas oficinas de artesanato e apresentados shows de música.
Também constam na programação do hospital sessões de maquiagem, manicure e estande de prótese capilar. Todos contam com informações sobre queda de cabelo, perucas e cuidados capilares durante tratamento de quimioterapia.
Corrida
No dia 19 de outubro está prevista ainda a Corrida e Caminhada Laço Rosa. Ela acontece às 8h, na Praça Arautos da Paz, no Taquaral. A campanha busca apoiar e incentivar a realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama.