Open and close menu

Seguro incêndio: tudo o que você precisa saber

09.06.2022 |

Se você tem algum tipo de negócio, sabe que, independente do seu segmento, há alguns riscos que ele pode correr. Por conta disso, é essencial procurar formas de se precaver de todos eles. Dentro desse contexto, o seguro incêndio se faz uma alternativa muito viável.

Afinal de contas, de uma certa forma, todos os negócios estão à mercê desse grande problema. E isso engloba desde as grandes indústrias até comércios menores, além de edifícios comerciais, hospitais, escolas, escritórios, etc.

Então, toda e qualquer empresa deve estar preparada para lidar com esse tipo de circunstância.

Pensar em formas de resolver o problema apenas quando ele acontece com certeza não é a atitude mais sábia. Mesmo porque, nessa situação, você teria de arcar com um montante bem alto.

Mas, ao se antever mediante a esse problema e fazer um seguro contra incêndio, com certeza as suas preocupações serão menores, haja vista que o seguro será capaz de arcar com os valores do acidente, por exemplo.

No entanto, ao falar de prevenir incêndio, é importante levar em consideração todas as consequências que esse tipo de acidente pode ocasionar. É claro que os danos aos imóveis são relevantes, mas eles não são os únicos.

Não se pode deixar de falar dos danos materiais e interrupção de atividades, algo que também vai gerar prejuízo para empresa, além do ocorrido. No entanto, deve-se considerar também as indenizações por danos morais e corporais, por exemplo.

Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro incêndio.


O que é um seguro contra incêndio?

Em suma, uma corretora de seguros contra incêndio visa proteger o bem dos possíveis danos caso ocorra algum acidente com fogo. Ou seja, nesse sentido, a seguradora precisa trabalhar com intuito de mapear todos os riscos, além de garantir a segurança do local e das pessoas que o frequentam.

Isso quer dizer que a empresa é capaz de não apenas de lhe respaldar em caso de acidente. Vai além disso. Ela também procura criar formas de garantir com que o local se mantenha seguro e, para tanto, pode trabalhar na educação de prevenção de acidentes, por exemplo.

Fora isso, há casos em que o acidente pode se alastrar e chegar em uma outra residência. Então, é claro que o seguro incêndio é capaz de fazer com que a sua empresa seja assegurada de danos, mas essa é uma questão que vai muito mais além.

E, por mais que você tenha todos os cuidados possíveis, o risco de incidente sempre vai estar lá. Ou seja, ter um seguro contra incêndio é essencial para manter o seu negócio resguardado e manter as atividades contínuas.

Inclusive, é por intermédio desse tipo de seguro que é possível se resguardar de problemas ainda maiores, como ter de arcar com os danos que o incêndio ocasionou em outros imóveis ou empresas, por exemplo.


Quais são os tipos de seguro incêndio que existem?

Outra coisa que é importante destacar a respeito desse assunto é sobre os tipos de seguro incêndio que existem. Afinal de contas, é muito comum que logo se pense em seguro contra incêndio para as empresas.

No entanto, não são apenas elas que estão suscetíveis a esse tipo de problema. Na verdade, até mesmo imóveis residenciais estão suscetíveis. Inclusive, essa é uma questão que você deve ter conhecimento, até mesmo para garantir que vai contratar o que é mais adequado para a sua necessidade.

Então, dentre os principais tipos de seguro contra incêndio, podemos citar os seguintes:


Seguro incêndio residencial

Depois de investir o seu dinheiro para obter a casa do jeito que sempre quis, com certeza a última coisa que você quer é ver o seu sonho se reduzir a pó, não é mesmo?

Por conta disso, o seguro incêndio residencial é uma excelente opção.

Inclusive, um dos grandes riscos do incêndio em casas são as grandes chances de o fogo se alastrar para a vizinhança. E, nessas situações, é importante se resguardar de todos os possíveis riscos ao patrimônio e à integridade física de todas as pessoas envolvidas.

Então, nesse caso, o seguro residencial contra incêndio é uma das melhores escolhas, uma vez que ele pode resguardar não apenas a sua casa.


Seguro incêndio aluguel ou locação

O seguro incêndio aluguel nada mais é do que um tipo voltado àqueles imóveis que são alugados. Ou seja, o intuito é resguardar tanto o locador quanto o locatário em caso de danos por fogo na propriedade.

No entanto, é importante salientar que esse tipo de seguro é válido tanto para imóveis residenciais quanto para os comerciais. Inclusive, segundo consta na Lei do Inquilinato n° 8245, é obrigatório que o local alugado tenha esse tipo de seguro.

E, ainda de acordo com essa mesma lei, é obrigação do locador fazer o pagamento, isto é, o dono do imóvel. Sendo assim, a fim de evitar qualquer tipo de problema, é importante procurar por uma corretora de seguros.


Seguro contra incêndio de apartamento

Nesse caso, o risco de o fogo se alastrar para os vizinhos é ainda maior, haja vista que cada apartamento fica um ao lado do outro. Portanto, a fim de evitar problemas ainda maiores, é importante procurar por uma seguradora também.


Seguro incêndio comercial

O seguro incêndio empresarial é uma forma de fazer com que toda a sua empresa tenha algum respaldo financeiro no caso de danos por fogo. Na grande maioria das vezes, as consequências do incêndio em empresas tendem a ser mais impactantes, haja vista que a escala é maior.

Isso acontece porque, além do prejuízo com o patrimônio, tem todos os equipamentos e possíveis danos com os funcionários, por exemplo.


Quanto custa o seguro contra incêndio

Na verdade, isso vai depender de acordo com o tipo de seguro que você vai contratar. Como mostramos acima, há vários deles e, para cada caso, o valor é diferente. Fora isso, o valor tende a variar de acordo com o valor do bem, localização, forma construtiva e diversas outras questões.

Mas, falando de uma maneira mais genérica, o seguro residencial, contendo coberturas mais básicas como incêndio, queda de raio e explosão, tende a custar menos de R$500 por ano, mais ou menos.

Esperamos que este conteúdo te ajudou a esclarecer as dúvidas gerais sobre este tipo de seguro.

Se quiser saber mais, entre em contato ou ainda você pode compartilhar este post para ajudar mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

]

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco