Open and close menu

Seguro saúde ou plano de saúde: entenda as diferenças

28.07.2022 |

Cuidar da saúde é uma coisa que todas as pessoas deveriam fazer, uma vez que é o nosso bem mais precioso. No entanto, muita gente fica na dúvida entre seguro saúde e plano de saúde. Será que é a mesma coisa?

Não é incomum ver algumas pessoas se referindo como se fossem sinônimos. No entanto, na prática, é bem diferente. Seguro saúde e plano de saúde são duas coisas distintas, que se referem a coisas diferentes.

Fora isso, de acordo com o Boletim Covid 19, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde a Covid, mais de 1 milhão de pessoas resolveram contratar um plano ou seguro saúde.

Mas qual é a diferença entre ambos? É sobre isso que iremos falar a seguir.

O que é seguro de saúde?

Em suma, seguro saúde nada mais é do que um serviço em que o contratante, todos os meses, solicita para a empresa uma apólice do valor de acordo com as suas necessidades.

Através desse contrato, a pessoa em questão, pode escolher médicos, laboratórios e hospitais de sua preferência.

Nesse caso, os valores que você gastar serão reembolsados de forma parcial ou integralmente, de acordo com o que foi acordado com a seguradora.

Existe a possibilidade de se fazer tanto um seguro saúde individual quanto um seguro saúde familiar, por exemplo.

Fora isso, não é raro encontrar pessoas que afirmam ser uma opção mais livre, mas é interessante salientar que possui abrangência regional, nacional ou internacional, de acordo com aquilo que foi estipulado durante o contrato.

Para que você possa entender melhor sobre este tipo de seguro, ele funciona da seguinte forma:

Vamos supor que uma mulher acaba de descobrir que está grávida e que, portanto, precisa ir ao ginecologista. Nesse caso, vamos supor que ela resolve se consultar com uma médica cujo valor é de R$350,00.

Ao final da consulta, é só ela ligar para a corretora de seguros e solicitar a devolução. Em relação aos valores para devolução, eles podem ser parcial ou inteiro, a depender do que foi acordado. Mas, de qualquer forma, com certeza é algo que vale a pena.

Quais são os tipos de seguro saúde que existem?

Quanto a esse assunto, outra coisa que você precisa ter conhecimento é que existem diversos tipos de seguro saúde, a fim de que ele possa se adequar a todas as situações. Dentre alguns dos tipos que existem, podemos citar os seguintes:

Seguro saúde pessoa física

Este tipo de seguro para pessoa física nada mais é do que aquele voltado para um único indivíduo, sendo ele mais indicado para pessoas solteiras ou para os que moram sozinhos, por exemplo.

Em relação às condições do seguro para pessoa física, ele varia de acordo com a empresa que você for contratar.

Mas, no geral, ele costuma ser bem diverso e é capaz de atender a todas as necessidades. Mas vale muito a pena conhecer algumas opções.

Familiar

O benefícios seguro saúde familiar está no fato de que toda a sua família é amparada por ele. Dessa forma, é possível conseguir reembolso dos valores para todos aqueles que estão dentro do seu plano.

Seguro saúde viagem

Sabe quando você quer aproveitar as férias para viajar? O seguro saúde viagem é uma excelente alternativa para esses casos, haja vista que ele pode deixá-lo tranquilo e despreocupado de qualquer problema que possa vir a acontecer.

Além disso, é bom destacar a existência do seguro saúde internacional, ideal para quando você for para o exterior e quer se ver livre de qualquer preocupação.

Hospitalar

Nesse caso, é quando o beneficiário tem a garantia de cobertura em ambiente hospitalar e, a depender do contrato, consta com diárias ilimitadas.

Inclusive, ele se estende a todos os demais custos que envolvem a internação, bem como médicos, exames, enfermeiros etc. Então, é essencial contratar seguro saúde para manter a sua segurança e evitar dores de cabeça.

O que é plano de saúde?

Agora que você já sabe o que é seguro saúde, está na hora de falarmos do plano de saúde, para que seja possível criar as diferenças entre um e outro.

Em suma, o plano de saúde nada mais é do que um contrato que foi criado entre um cliente e empresa, a fim de gerenciar uma rede de médicos, hospitais e laboratórios.

Nesse tipo de serviço, o contratante tem acesso a uma série de coberturas e abrangências, mas sempre de acordo com a categoria que ele selecionou.

Nesse caso, para poder ter acesso à rede de profissionais que estão cadastrados no plano, é só arcar com os valores mensais para a operadora. Os tipos de plano de saúde são:

  • Hospitalar (com opção de obstetrícia);
  • Ambulatorial;
  • Odontológica;
  • Referencial (abrange todos os serviços).

Ou seja, diferente do seguro saúde, não há necessidade de pedir reembolso depois da consulta, já que os descontos já são aplicados no ato.

Quais são as principais diferenças entre o seguro de saúde e o plano de saúde?

Agora que você já entendeu melhor sobre cada uma delas, é interessante saber quais são as principais diferenças entre elas. Vamos a eles:

Valores

No caso do seguro saúde, deve-se contratar uma apólice que vai reembolsar o valor completo ou parcial, enquanto o plano de saúde o pagamento é único.

É claro que as condições variam de empresa para empresa. O seguro saúde Porto Seguro tende a ser diferente das demais opções.

Abrangência

O seguro permite escolher qualquer profissional, desde que já esteja dentro da área de cobertura (nacional, regional ou mundial).

Já no plano de saúde, existe uma rede de profissionais cadastrados para poder solicitar a cobertura. Caso se consulte com um profissional que não está dentro do plano, os descontos não se aplicam.

Benefícios

Enquanto o plano de saúde cobra um valor fixo e várias opções, o seguro tem maior liberdade, já que não tem uma lista de médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

]

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco